We’ve updated our Terms of Use to reflect our new entity name and address. You can review the changes here.
We’ve updated our Terms of Use. You can review the changes here.

Amor 2022

by André Abujamra

/
  • Streaming + Download

    Includes unlimited streaming via the free Bandcamp app, plus high-quality download in MP3, FLAC and more.
    Purchasable with gift card

      $30 USD  or more

     

1.
Ao invés de envelhecer, rejuvenesce (4x) Pular de paraquedas, aprender a fazer pão Andar de bicicletas pelas ruas do Japão Trocar o password para nunca ficar só Mandar whatsapp pra turma do dominó Ao invés de envelhecer, rejuvenesce (4x) Eu vou aprender com meu netinho o que é NFT Vou comprar criptomoedas. Não entendi, mas vou entender Comer o chatamari pelas ruas do Nepal Aprender o cantonês, plantar amoras no meu quintal Ao invés de envelhecer, revujenesce (2x) Olha aqui, tudo o que é novo nasceu do antigo Quem inventou a colher para tomar sopa Tudo o que é novo nasceu do antigo Eu vou andar pelado, não quero mais botar roupa Carrinho de rolemã com bluethoot Eu quero ir pra Istambul, dançar e rodar com grupo sufi Vou fazer aula de alemão pelo Skype com a Frida Vou comprar uma passagem só de ida Ao invés de envelhecer, revujenesce (4x)
2.
01) Ele apenas existe Autor André Abujamra ISRC BXOMO2100246 O amor é Ele apenas existe O amor é Ele apenas persiste. (2x) O amor é (a metade não quer) Ele apenas existe (a velocidade da luz espera) O amor é (Furar o manto neon) Ele apenas persiste (metade não, metade não) O amor é (eu quero o total) Ele apenas existe (mesmo que tenha tudo no meio) O amor é (só me interesso pelo copo cheio) Ele apenas persiste (pelo copo cheio) O amor é (eu tenho pressa) Ele apenas existe (não sou príncipe, sou rei) O amor é (eu tenho pressa) Ele apenas persiste (não tenho medo do que falei) O amor é (eu faço, passo, traço, refaço, amasso) Ele apenas existe (do laço sem entender, sem combinar) O amor é (eu faço, passo, traço, refaço, amasso) Ele apenas persiste (amasso, do laço sem prender sem combinar) O amor é (o amor existe sem promessa) Ele apenas existe (sem oferta, sem troca, sem ilusão) O amor é (o amor apenas existe) Ele apenas persiste (ele apenas persiste) O amor é (é como o verde da floresta) Ele apenas existe (a tartaruga sem pressa) O amor é (é como o leão com fome) Ele apenas persiste (é como a raiva do homem) O amor é (é como a luz de uma vela) Ele apenas existe (corcel correndo sem sela) O amor é (é como aurora boreal) Ele apenas persiste (Yin, Yang, Tao) O amor é Ele apenas existe O amor é Ele apenas persiste
3.
Ilê da China pro Bento Autor André Abujamra ISRC BXOMO2100249 O tempo que temos na vida Pra entender era o tempo da morte O tempo que temos na vida A terra é o sul, o céu é o norte Tudo é calmo e sereno, no terreiro aqui do céu Com batuque, com som forte Do vô Nego, dito Beleléu. (2x) Fiz um banho de esperança Com minha mamãe Oxum Serenou na madrugada Num respingo de amor (2x) Com o brilho da Rubi Benedito a sorrir Bento te dou este Ilê para iluminar o planeta quando o dia renascer Bento te dou este Ilê para iluminar a terra quando você crescer E teve um dia que eu fui pra China E perguntei pro Bento o que ele queria Ele me disse que queria um terreiro Dai eu trouxe um terreiro da China pro Bento Bento te dou este Ilê para iluminar a terra quando você crescer Bento te dou este Ilê para iluminar o planeta quando o dia renascer (2x)
4.
A gente já era Autor André Abujamra ISRC BXOMO2100248 A gente já era, já era A gente já era, já era antes de ser A gente já era, já era A gente já era, já era antes de ser. (2x) E lá no céu você já foi uma estrelinha E no futuro com certeza você será É como o dia e a noite Que no começo acende e no fim apagará (2x) Apagará, apagará, apagará para acender noutro lugar O homem é como o ovo, que tem casca, gema e clara É delicado e é fácil de quebrar Mas também é um rochedo, que o mar bate bonito Pra ele se limpar. O Homem é uma floresta gigantesca com a mata bem fechada É difícil de entrar Mas também é um planeta com o coração brilhante Preparado para amar Abriu um buraco no céu e eu vi um palácio de cristal Se não tivesse mistério no mundo Eu acho que não seria legal Que graça teria aqui, se a gente soubesse o que tem por lá Então vamos viver o tempo da gente Até a estrela se apagar, pra acender noutro lugar A gente já era, já era A gente já era, já era antes de ser A gente já era, já era A gente já era, já era antes de ser. (2x) E lá no céu você já foi uma estrelinha E no futuro com certeza você será É como o dia e a noite Que no começo acende e no fim apagará (2x) Apagará, apagará, apagará para acender noutro lugar
5.
05 Babulê 02:50
Babulê Autor André Abujamra ISRC BXOMO2100250 A babuleta na barri A babuleta na barri A babuleta na barri A babuleta na barri A babuleta na barri, tá na barri (4) Tá na barriga, a babuleta qué voa Tá na barriga, a babuleta tá voa Tá na barriga, a babuleta tá voa Tá na barriga, a babuleta tá voa Todo mundo sabe quando dá faísca E a gente não pisca quando olha com olhar Da moça bela que ficou lá na janela E as babuleta começaram a voar Um segundo virou uma eternidade Eu te encontrei no meio da humanidade Agora tamo com problema minha senhora Porque teu cheirinho é bom e teu olhar não vai embora O ser humano é maluco pra cacete Num dia triste, noutro dia tá contente Só pode ser por causa daquela menina Que lhe deu uma piscadinha na Paulista na esquina Só pode ser por causa daquela mulher que lhe deu um sorrisinho lá em cima da torre Eiffel
6.
A cada olho um olhar Autor: Andree Abujamra ISRC BXOMO2100252 Pavê, pacumê, pacutá Papapá, pacheirar, praparir A cada olho um olhar A cada olho um olhar A cada olho um olhar Cada um tem seu olhar Prá um é verde, para outro azul De ponta cabeça o norte é o sul Prá um é rosa, pra outro lilás Andando de costas, a frente é pra trás Quem limpa o troféu é o zelador (seu Zé) Eu não sei decorar texto, mas sou bom ator Quem gosta e pimenta na pipoca (eu) O rio vira o mar na pororoca (sua) Essa letra é um tanto quanto esquisita (é sim) A cada olho um olhar que a poesia permita Que a mentira não seja verdadeira Que a verdade nunca minta (Agora com vocês o professor de anti matéria orgânica da Faculdade de Nanos Gigantes da Macedônia Menor, o grande cientista Igor Dasavarum Funkscheince) Temos olhares diferrentes. Isso é coisa de gente Quem vê uma cor fria, pode acharrr que é quente Somos humanos estranhos, cheio de meleca De moléculas, cheias de ranho Alguns não tomam banho Outros não sabem ler Mas quem não sabe ler, pode nos ensinar A cada olho um olhar, entendeu? Nem tudo é dicotomia nesse planeta Nem tudo tem dois lados Usa a porra da máscara caceta! A terra não é plana Tem curva na banana “Acabou a mamata...” Mas mamou na teta, né?
7.
) Amor Autor: André Abujamra ISRC BXOMO2100253 Eu te amei a noite inteira Pra mim não foi brincadeira Agora fim Agora fim Quem falou que isso não é amor É amor para mim Quem falou que isso não é amor Acabou, mas não tem fim Eu te amei a vida inteira Pra mim foi uma brincadeira Agora sim Agora sim O amor sentimental não espera ligação O amor sentimental não tem comprovação O amor existe O amor persiste
8.
instrumental
9.

about

AMOR 
andrabujamra.bandcamp.com/album/amor
Mário de Andrade estava certo ao batizar seu livro como “Amar, verbo intransitivo”. O amor é. Não necessita de predicados. É o fim e é o meio. É o que justifica nossa existência. Mas, em sua universalidade, o amor tem múltiplas formas de se manifestar. Este disco trata das expressões do amor. Compus todas as músicas em dois dias. Não, não foi rápido demais, simplesmente aconteceu. Talvez porque o amor viva em mim.
(Ing.)
Mário de Andrade was right to baptize his book as “Love, intransitive verb”. Love is. It doesn't need predicates. It is the end and it is the means. It is what justifies our existence. But in its universality, love has multiple forms of manifestation. This album is about love expressions. I wrote all the songs in two days. No, it wasn't too fast, it just happened. Maybe because love lives in me.


REJUVENESCER
A tecnologia criou extensões para o ser humano. Hoje, podemos ser quem somos ou ser outros, que nem sabemos quem são. Também podemos ir além das nossas capacidades, em qualquer rumo. O tempo aumentou, a distância diminuiu e o humano virou infinito (menos quando destrói a natureza, claro).
(Ing.)
REJUVENATE
Technology has created extensions for human being. Today, we can be who we are or someone else, who we don't even know who could possibly be. We can also go beyond our capabilities in any direction. Time increased, distance decreased and the human became endless (except when destroying nature, of course).


ELE APENAS EXISTE
O metrônomo da vida pontua, compassado: o amor é.
O amor é fundamento. Totalidade. Tao.
Entrega sem barganha. Real sem ilusão. Laço sem prisão.
Nele mergulho como um leão com fome. Eu tenho pressa.
(Ing.)
IT JUST EXISTS
The paced metronome of life punctuates: love is.
Love is foundation. Totality. Tao.
Delivery without deal. Real without illusion. Bond without prison.
I dive into it like a hungry lion. I’m in a hurry.



ILÊ DA CHINA PRO BENTO
Eu realmente acredito que a gente ainda possa salvar o planeta através do cuidado. E cuidado é amor. Se falta, não estamos focados. Essa canção é uma chama para o Bento alimentar o fogo que não morre.
(Ing.)
ILÊ FROM CHINA TO BENTO
I truly believe that we can still save the planet through care. And care is love. If missing, we are not focused. This song is a flame for Bento to feed the fire that does not die.


A GENTE JÁ ERA
Nada como a música eletrônica pra expressar a complexidade da existência: ela nasce som, vira sinal e ressurge com outros significados nos muitos ouvidos. Exatamente como o sopro vital: vem de onde não sabemos, passa por nós em velocidade e vai alimentar novos corpos celestes, quando o tempo regulamentar do jogo terreno acaba.
(Ing.)
WE’RE DONE
Ain't nothing like electronic music to express the complexity of existence: it is born sound, becomes a signal and rises with other meanings in many ears. Just like the vital breath: it comes from anywhere, passes us by at speed of sound and feeds new celestial bodies, when the regulation time of the earth game ends.


BABULÊ
Quem disse que o amor nasce no coração?
(Ing.)
BABULÊ
Who said that love is born in the heart?


A CADA OLHO UM OLHAR
De quando em vez, a poesia me visita como um se fosse um icosaedro: difícil de soar, difícil de encaixar. Ou como um scutoid que, de tão estranho, nem nome tinha quando foi descoberto no corpo humano. Essa canção é assim. Mas vá ouvir para ver que beleza ficou quando os versos se organizaram e criaram um ritmo próprio; vindo lá do reino das matemáticas e das geometrias que habitam o mundo enquanto a gente sonha.
(Ing.)
EVERY EYE A LOOK
From time to time, poetry visits me as if it were an icosahedron: hard to sound, hard to fit. Or like a scutoid that was so strange it didn't even have a name when it was discovered in the human body. This song is like that. But go listen to see how beautiful it was when the verses were organized and created a rhythm of their own; coming from the realm of mathematics and geometries that inhabit the world while we dream.


O AMOR EXISTE
Amor tem prazo de validade? Modo? Lugar? Dúvida? É justo condená-lo a um escaninho, quando sabemos de sua natureza zenital? Para vivê-lo deveras, dê tempo. Mas não aquele medido pelos relógios.
(Ing.)
LOVE EXISTS
Does love have an expiration date? Mode? Place? Doubt? Is it fair to condemn him to a nook, when we know of his zenithal nature? To really live it, give it time. But not the one measured by clocks.


MÁQUINA DO TEMPO
Fiz uma viagem astral dia desses. Sobrevoei a Igreja de Santa Cecília, peguei uma reta pelas praias do Espírito Santo e fui parar na Zona da Mata de Pernambuco. Quando estava para baixar na casa da família de Mestre Salustiano, o fio de prata me puxou. Do som, só deu pra registrar esse tiquim.
(Ing.)
TIME MACHINE
I’ve done an astral journey another day. I flew over the Church of Santa Cecília, took a straight line along the beaches of Espírito Santo and ended up in the Zona da Mata of Pernambuco. When I was about to go down to Mestre Salustiano's family house, the silver thread pulled me. From the sound, I could only register this little bit.


BONUS TRACK “NÃO QUERIA TER RAZÃO”
É difícil o que vou propor, mas vale tentar: em sua próxima desavença, jogue seu ego fora. Em vez de insistir numa ideia, aprecie como ela se metamorfoseia. Afinal, tudo o que era antes não é mais porque o olhar do outro muda o seu. No mais, ouça o conselho dos mais velhos: não fale muita besteira, divida o pão de queijo, tire a cera da orelha e use branco às sextas-feiras. Porque uma discussão, amigues, é ouro na peneira.
(Ing.)
TRACK BONUS “I DIDN'T WANT TO BE RIGHT”
It's worth a try: in your next disagreement, throw your ego away. Instead of dwelling on an idea, appreciate how it morphs. Everything that was before is no longer because the other's gaze changes yours. In addition, listen to the advice of the elders: don't talk too much nonsense, divide the cheese bread, remove the earwax and wear white on Fridays. Because an argument, my friends, is gold in the sieve.

credits

released May 11, 2022

art by @unoarte

license

all rights reserved

tags

about

André Abujamra São Paulo, Brazil

Latin Grammy Nominated 2021
Audacity has always been part of André Abujamra's.
He is a Brazilian score composer, musician, singer, guitarist and actor. He has worked on nearly 70 films. He was singer and guitar player for Karnak . His solo projects include: Infinito de Pé, Mafaro, Homem Bruxa e Omindá. His latest album, Emindoinã he follows the same innovative way of his previous works. ... more

contact / help

Contact André Abujamra

Streaming and
Download help

Report this album or account

If you like André Abujamra, you may also like: